A teleconsulta médica permite a interação entre médico e paciente à distância, por meio de tecnologias de comunicação digital e proporciona maior acessibilidade aos cuidados médicos, até mesmo em áreas remotas, basta ter uma boa conexão. Atualmente no Brasil essa prática está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e podemos atender pacientes de todo o mundo sem prejuízo.
Minha primeira experiência com teleatendimentos foi durante a pandemia no coronavirus, em que, trabalhando numa unidade de saúde do SUS, iniciei atendimento de forma remota (telefone, whatsapp e videochamadas) para todas as condições de saúde. Naquela época tínhamos pouca informação e experiência sobre teleconsulta. Fui aprimorando com o passar do tempo e nunca mais deixei de utilizar. Atualmente faço um curso específico sobre teleconsulta e tenho certeza que essa forma de atendimento substitui com qualidade o atendimento presencial em quase todas as situações.
Aqui explico as etapas do meu atendimento.
Agendamento: pelo whatsapp (basta clicar em 'agendar consulta') ou diretamente pelo doctorália.
Pré-consulta: informações específicas sobre meu atendimento, cadastro do paciente, instruções sobre o uso da plataforma e condições para a teleconsulta, assinatura do termo de consentimento da videoconsulta e comprovante de pagamento.
Teleconsulta em si: na hora marcada, eu e você nos conectamos na plataforma on-line para a videochamada. Plataformas de telemedicina são projetadas para garantir a segurança e a privacidade das informações de saúde.
Entrevista clínica: esse momento da consulta, como na presencial, discutimos sobre sintomas, história clínica, preocupações suas quanto ao seu problema.
Exame clínico: essa é a principal dúvida em relação a teleconsulta. Algumas informações como temperatura, pressão, peso, você mesmo pode aferir da sua casa. Outras questões posso explicar para você como deve fazer para eu poder avaliar. Existe um pequeno número de casos que necessitam converter a consulta para uma presencial se não tivermos condições de avaliar, isso também será explicado na pré-consulta.
Avaliação e plano: com base nas informações coletadas e exame clínico, te explico sobre minha avaliação quanto ao seu problema de saúde. Discutimos sobre o melhor plano de investigação ou tratamento nesse momento. Se for seu desejo podemos montar um planejamento de longo prazo com metas do nosso acompanhamento, quando devem ser as consultas, exames, mudanças de hábito e etc.
Prescrições e exames: Se necessário, prescrevo medicamentos e faço pedidos de exames eletronicamente e forneço orientações para tratamentos por escrito ou áudio.
Seguimento: a depender da sua situação de saúde fazemos uma pós-consulta para verificar efeito de uma medicação ou resultado de um exame solicitado ou combinamos sua próxima consulta para acompanhamento de longo prazo. É importante lembrar que as informações relevantes da consulta são registradas eletronicamente no prontuário, garantindo uma documentação precisa e acessível para futuras consultas.