Você sabia que a planta cannabis nos fornece uma gama de benefícios em toda sua estrutura?
A planta fornece desde roupa (fibra do cânhamo é melhor do que algodão pro meio ambiente e pro nosso conforto), o óleo de cânhamo (pode ser usado na pele para alívio de dermatites ou usado na culinária), a semente (ótima fonte de proteínas, fibras, ácidos graxos para nossa alimentação), como também a flor com a qual podemos produzir óleos medicinais ricos em canabidiol, THC, terpenos etc.
Esses compostos, chamados de fitocanabinóides, são os responsáveis por auxiliar no tratamento de diversas doenças, uma vez que agem equilibrando e potencializando nosso sistema endocanabinóide. Algumas delas são: depressão, ansiedade, epilepsia, Alzheimer, insônia, Parkinson, dor crônica, enxaqueca, endometriose, câncer etc.
O sistema endocanabinóide consiste em canabinóides e receptores que nós mesmos já temos no nosso organismo e que atuam na imunidade, controle de dor, do humor, do sono etc.
A medicina canabinóide é um tratamento muito individualizado, porque cada um vai reagir de maneira distinta e também temos disponíveis diferentes formulações de fitocanabinóides com possibilidades terapêuticas também diferentes.
É uma opção muito segura e eficaz para muitas condições médicas, proporcionando alívio sem os efeitos colaterais severos de algumas drogas tradicionais.
Atualmente existe no Brasil algumas associações que tornam mais acessível o tratamento para a população.
Durante 2024 estudei medicina endocanabinóide e atendi uma gama de pacientes com diferentes patologias que tiveram muito benefício com o seu uso. No início de 2025 obtive minha certificação internacional em medicina endocanabinoide e sigo estudando.
PERGUNTAS FREQUENTES:
Quais os principais efeitos dos fitocanabinóides?
Os fitocanabinóides agem na dor, podendo ser usada tanto como profilaxia para evitar crises de dor em pacientes com dor crônica, como também nas crises, para cessá-las. Por isso é muito usada em dor neuropática, enxaqueca, dor oncológica, por exemplo.
Outra ação importante é o relaxamento muscular que pode ser muito positivo para pacientes com dor miofascial, fibromialgia e rigidez muscular ou espasmos musculares como no Parkinson ou Esclerose Múltipla, por exemplo.
Atua também induzindo e melhorando a qualidade do sono, o que pode melhorar insônia relacionada ou não com outras patologias.
Notamos também diminuição da ansiedade, agitação, agressividade, impulsividade, bem como melhora do humor e ânimo para atividades. O que favorece pacientes com ansiedade generalizada, depressão, TDAH, TOC, bem como em pacientes com autismo e demências (Alzheimer).
Todo medicamento de fitocanabinóides é igual?
Não. Existem inúmeros tipos no mercado nacional e internacional, com diferentes tipos de composição, vias de administração e usos específicos. Existem também as naturais e sintéticas.
No Brasil, normalmente usamos mais o óleo administrado via oral e a pomada utilizada de forma tópica. Temos algumas associações que produzem nacionalmente a um valor mais acessível do que as importadas, e normalmente possuem óleos full spectrum* CBD-dominante, full spectrum THC-dominante, full spectrum CBD e THC na mesma proporção, entre outras formulações.
*full spectrum é a forma de extração que preserva todos os compostos da planta, o que inclui uma ampla variedade de fitocanabinoides e suas formas ácidas, além de substâncias como terpenos, flavonoides, entre outros fitoquímicos.
Como é feita a escolha de qual desses tipos será prescrito para cada um?
Essa escolha varia bastante não só pela doença em si, mas também pelo perfil individual de cada um, histórico de já ter feito o uso ou não e como reagiu, sono, apetite, humor, sintomas detalhados. A resposta de cada um a cada um dos diferentes compostos é muito individual e por isso normalmente começamos com doses baixas e vamos aumentando até chegarmos na dose ótima (a mínima dose que deixa o paciente bem).
Quais são os efeitos colaterais mais comuns?
Os efeitos colaterais no geral são poucos e muito individuais também. Iniciar com doses baixas e ir aumentando paulatinamente faz com que eles sejam ainda menores porque o corpo vai se adaptando aos poucos aquela medicação. Alguns deles podem ser: sonolência, tontura, efeitos psicoativos (apenas nos THC-dominantes), aumento ou diminuição do apetite, boca seca, diarreia, alteração de humor. Normalmente as composições naturais full spectrum apresentam menores efeitos colaterais.
Efeitos colaterais graves são raríssimos, de forma que é seguro para a imensa maioria das pessoas.